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DOUTRINAS BÍBLICAS

ESCATOLOGIA - A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

1. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

    A. Posição Pós-milenista.

        1. Significado.
            A segunda vinda de Cristo se dará depois do Milênio.
        2. Ordem dos acontecimentos.
            A parte final da Era da Igreja - os seus últimos 1.000 anos - é o Milênio, que será uma época de             paz e abundância promovida pelos esforços da Igreja. Depois disso, Cristo virá.
            Seguir-se-á então uma ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral e a eternidade.
        3. Método de interpretação.
            A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada no que tange a profecia.
            Apocalipse 20, todavia, será cumprido num reino terreno, estabelecido pelos esforços da Igreja.

    B. Posição Amilenista.

        1. Significado.
            A segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da Igreja e não existe um Milênio na Terra.
            Estritamente falando, os amilenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e             que não há ou haverá um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os             corações dos crentes como se fosse o Milênio.
        2. Ordem dos acontecimentos.
            A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo voltará, haverá ressurreição e juízo gerais             e depois, a eternidade.
        3. Método de interpretação.
            A interpretação amilenista espiritualiza as promessas feitas a Israel como nação, dizendo que são             cumpridas na Igreja. De acordo com esse ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena das almas no             céu durante o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.

    C. Posição Pré-milenista.

        1. Significado.
            A segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio.
        2. Ordem dos acontecimentos.
            A Era da Igreja termina no tempo da Tribulação, Cristo volta à Terra, estabelece e dirige Seu reino             por 1.000 anos, ocorrem a ressurreição e o juízo dos não-salvos, e depois vem a eternidade.
        3. Método de interpretação.
            O pré-milenismo segue o método de interpretação normal, literal, histórico-gramatical.
            Apocalipse 20 é entendido literalmente.
        4. A questão do arrebatamento.
            Entre os pré-milenistas não há unanimidade quanto ao tempo em que vai ocorrer o arrebatamento.

2. O ARREBATAMENTO DA IGREJA

    A. Ocasião do Arrebatamento.

        Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da Igreja no final desta era e simultâneo com a         segunda vinda de Cristo. Entre os pré-milenistas, há vários pontos de vista.

        1. Arrebatamento pré-tribulacional.
            a. Significado.
                O arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que comece o período de sete anos da Tribulação.
                Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo este ponto de vista.
            b. Provas citadas.
                b.1 - A promessa de ser guardada da hora da provação - Apocalipse 3:10.
                b.2 - A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito Santo exige necessariamente a                         remoção dos crentes - 2Tessalonicense 2.
                b.3 - A Tribulação é um período de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja já esta isenta.                         Apocalipse 6:17; 1Tessalonicenses 1:10; 5:9.
                b.4 - O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional - 1Tessalonicenses 5:6.
        2. Arrebatamento mesotribulacional.
            a. Significado.
                O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e meio do período da Tribulação.
            b. Provas citadas.
                b.1 - A última trombeta de 1Coríntios 15:52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11:15, que soa na                         metade da Tribulação.
                b.2 - A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos e meio da septuagésima                         semana da profecia de Daniel 9:24-27. A promessa de libertação da Igreja só se aplica a                         esse período. - Apocalipse 11:2; 12:6.
                b.3 - A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreição                         ocorre na metade da Tribulação - Apocalipse 11:3-11.
        3. Arrebatamento pós-tribulacional.
            a. Significado.
                O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação.
                O arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno                 intervalo de tempo.
                A Igreja permanecerá na Terra durante todo o período da Tribulação.
            b. Provas citadas:
                b.1 - O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
                b.2 - Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a Tribulação, não                         libertação por ausência (Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas foi protegido de                         seus efeitos).
                b.3 - Há santos na Terra durante a Tribulação - Mateus 24:22.
        4. Arrebatamento parcial.
            a. Significado.
                Somente crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada                 sobre a Terra; os que não tiverem sido fiéis permanecerão na Terra durante a Tribulação.
            b. Provas citadas.
                Versículos como Hebreus 9:28, que exigem vigilância e preparo.

    B. A Descrição do Arrebatamento

        1. Os textos: 1 Tessalonicenses 4:13-18; 1 Coríntios 15:51-57; João 14:1-3.
        2. Os acontecimentos.
        3. A descida de Cristo.
        4. A ressurreição dos mortos em Cristo.
        5. A transformação de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasião.
        6. O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu.

3. A TRIBULAÇAO

    A. Sua Duração.

        É a 70a semana de Daniel e, portanto, durará sete anos - Daniel 9:27.
        A metade desse período é apresentada pelas expressões “42 meses e 1260 dias” - Apocalipse 11:2-3

    B. Sua Distinção - Mateus 24:21; Apocalipse 6:15-17.

    C. Sua Descrição.

        1.Julgamento sobre o mundo.
            As três séries de juízos descrevem esse julgamento:
            a. Selos - Apocalipse 6
            b. Trombetas - Apocalipse 8-9
            c. Taças – Apocalipse 16.
                c.1 - Perseguição contra Israel - Mateus 24:9, 22; Apocalipse 12:17.
                c.2 - Salvação de multidões - Apocalipse 7.
                c.3 - Ascensão e domínio do anticristo - 2Tessalonicenses 2; Apocalipse 13.

    D. Seu Desfecho.

        A Tribulação terminará com a reunião das nações para a batalha de Armagedom e com o retorno de         Cristo à Terra - Apocalipse 19.

4. O MILÊNIO

    A. Definição.

        O Milênio é o período de 1.000 anos em que Cristo reinará sobre a Terra, dando cumprimento às         alianças abraâmica e davídica, bem como à nova aliança.

    B. Sua Designação.

        1. O Milênio é chamado de “reino de Cristo” - Apocalipse 20:4
        2. O Milênio é chamado de "reino de Deus" - Apocalipse 20:6

    C. Seu Governo.

        1. Seu Cabeça será Cristo - Apocalipse 19:16.
        2. Seu método. - Cristo o regerá com vara de ferro - Apocalipse 19:15
        3. Sua capital será Jerusalém – Apocalipse 21:2-3.

    D. Sua Relação com Satanás.

        Durante este período Satanás estará acorrentado, sendo liberto ao seu final, para liderar uma revolta         final contra Cristo - Apocalipse 20:2,7-8.
        Satanás será derrotado e lançado definitivamente no lago de fogo. - Apocalipse 20:10

5. OS JUÍZOS FUTUROS

    A. O Julgamento das Nações

        1. Tempo. Na segunda vinda de Cristo.
        2. Lugar. Vale de Josafá.
        3. Juiz. Cristo e a Igreja.
        4. Participantes. Os povos de todas as nações gentías.
        5. Base. Tratamento dos povos que afligiram e espalharam a Israel.
        6. Resultado. O furor da ira de Deus exterminará os povos gentíos.
        7. Textos: Joel 3:2; Apocalipse 19:15-18.

    B. Julgamento de Israel.

        1. Tempo. Na segunda vinda de Jesus.
        2. Lugar. Na terra - “deserto dos povos”- Ezequiel 20:35.
        3. Juiz. Cristo.
        4. Participantes. Os Judeus.
        5. Base. Aceitação do Messias.
        6. Resultado. Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo.
        7. Textos: Ezequiel 20:33-38.

    C. Julgamento dos Anjos Caídos.

        1. Tempo. Provavelmente depois do Milênio.
        2. Lugar. Não especificado.
        3. Juiz. Cristo e a Igreja.
        4. Participantes. Anjos caídos.
        5. Base. Desobediência a Deus ao seguirem Satanás em sua revolta.
        6. Resultado. Lançados no lago de fogo.
        7. Textos: Judas 6; 1Coríntios 6:3.

    D. Julgamento dos Mortos.

        1. Tempo. Depois do Milênio.
        2. Lugar. Perante o Grande Trono Branco.
        3. Juiz. Cristo.
        4. Participantes. Todos os que não tiveram parte na Primeira Ressurreição. - João 5:28-29
        5. Base. Deduz-se que o julgamento será em dois estágios:
            a) No primeiro serão julgadas as obras segundo os livros que serão abertos.
                Apocalipse 20:12; Mateus 25:31-46.
            b) No segundo será observado os nomes no Livro da Vida - Apocalipse 20:15
        6. Resultado.
            a. Os pecadores terão sua parte no lago de fogo e enxofre - 1Coríntios 6:9-10; Apocalipse 21:8
            b. Aqueles que tiverem suas obras aprovadas e os seus nomes estiverem escritos no Livro da Vida,
                entrarão no Reino. - Mateus 25:34-36
            c. Aqueles que tiverem suas obras aprovadas, mas o seu nome não está escrito no Livro da Vida, irão
                para o castigo eterno - Apocalipse 20:15
            d. Aqueles que tiverem suas obras reprovadas, mesmo que tenham seus nomes escritos no Livro da
                Vida, irão para o castigo eterno. - Mateus 25:41-46
            e. Aqueles que tiverem suas obras reprovadas e os seus nomes não estão escritos no Livro da Vida,
                irão para o castigo eterno. - Mateus 25:41-46; Apocalipse 20:15.
        7. Texto: João 5:28-29; Romanos 14:10; 2Coríntios 5:10; Mateus 25:31-46; Apocalipse 20:11-15.

6. AS RESSURREIÇÕES

    A. 1a Ressurreição - A Ressurreição dos Que Morreram Em Cristo

        1. Ocasião: Antes do arrebatamento da Igreja - 1Tessalonicenses 4:15-16.
        2. Inclui: Os Mártires
            a. Os que morreram em Cristo - 1Tessalonicenses 4:16
            b. Os que não amaram as suas vidas até a morte - Apocalipse 12:11
            c. Os que morreram pelo testemunho de Jesus - Apocalipse 20:4.
            Todos estes serão incluídos na primeira ressurreição.

    B. 2a Ressurreição - Os outros mortos. - João 5:28-29; Apocalipse 20:5-6

        1. Ocasião: Após o Milênio
        2. Inclui: Todos os mortos que não tiveram parte na Primeira Ressurreição.- Apocalipse 20:5-6
        Esta segunda ressurreição colocará todos diante do Grande Trono Branco para serem julgados.
        Os que fizeram o bem para a vida eterna e os que praticaram o mal para a condenação eterna. - João
        5:28-29