Voltar
NOVOS CONVERTIDOS

ADORAÇÃO

A. BENDIZENDO A DEUS

    "Bendize ó minh'alma ao Senhor, e tudo o que há dentro de mim, bendiga o Seu Santo Nome" - Salmos 103:1

    É algo tremendo considerarmos que temos a capacidade de bendizermos o nosso Criador, mas vez após vez nas Escrituras somos exortados a fazermos exatamente isto. Nós O bendizemos através do nosso louvor e adoração a Ele. Salmos 34:1-3

B. LOUVOR

    O louvor é uma expressão de admiração e apreciação. Quando elogiamos uma pessoa, estamos lhe dizendo que a consideramos como uma pessoa tremendamente maravilhosa, ou que as suas realizações são realmente grandiosas. E a mesma coisa com o Senhor. O louvor tem a ver com o reconhecimento do caráter e do poder de Deus.

    "Porque o Teu amor é melhor do que a vida, os meus lábios Te glorificarão. Louvar-Te-ei enquanto viver, e em Teu nome levantarei as minhas mãos" - Salmos 63:3-4

    1. Por Que Louvamos A Deus?

        a. Por Causa Do Que Ele É.

           "Cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores. Pois Deus é o Rei de toda a terra. Cantem a Ele um salmo de louvor" - Salmos 47:6-7

        b. Por Causa Do Que Ele Faz.

           "Louva, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu mais profundo ser, louva o Seu Santo Nome. Louva, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de todos os Seus benefícios. Ele perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas enfermidades. Ele redime a minha vida da cova e me coroa com amor e compaixão. Ele satisfaz os meus desejos com coisas boas, de forma tal que a minha juventude é renovada como águia" - Salmos 103:1-5

    2. Quem Deve Louvar A Deus?

        a. Os Que Buscam A Deus.

            "... os que buscam o Senhor O louvarão..." - Salmos 22:26

        b. Tudo O Que Tem Fôlego.

            "Que tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. Louvem ao Senhor" - Salmos 150:6

    3. Quando Louvamos A Deus?

        a. Em Todo O Tempo.

            "Louvarei ao Senhor em todo o tempo. O Seu louvor sempre estará em meus lábios" - Salmos 34:1

        b. Em Todas As Circunstâncias.

            "Sejam sempre alegres. Orem continuamente. Agradeçam em todas as circunstâncias,pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" - 1Tessalonicenses 5:16-18

    4. Onde Devemos Louvar A Deus?

        a. No Meio Do Povo De Deus.

            "Ele diz: Declararei o Teu nome aos meus irmãos. Na presença da congregação cantarei os Teus louvores" - Hebreus 2:12

        b. Entre As Nações.

            "Louvar-Te-ei, ó Senhor, entre as nações. Cantarei sobre Ti entre os povos" - Salmos 57:9

        c. Em Nossas Camas.

            "Louvar-Te-ei enquanto viver.., com lábios que cantam, a minha boca Te louvará Em minha cama lembro-me de Ti. Penso em Ti através das vigílias da noite" - Salmos 63:4-6

C. ADORAÇÃO

    Enquanto que o louvor é uma expressão de admiração e apreciação, a adoração é uma expressão de admiração e veneração. E possível admirarmos alguém e apreciarmos o que esta pessoa faz sem estarmos apaixonados por ela. Semelhantemente, a adoração tem a ver como nosso amor pelo Senhor. Ela pode ser expressa somente com a entrega de todo o nosso coração e vida a Ele.

    "Amá-Lo com todo o seu coração, com todo o seu entendimento, e com todas as suas forças, e amar o seu próximo como a você mesmo é mais importante do que todas as ofertas queimadas e sacrifícios" - Marcos 12:33

    Os rituais e cerimoniais religiosos de Israel no Antigo Testamento tornaram-se detestáveis ao Senhor porque os corações deles estavam longe d'Ele (Isaías 1:10-15; 29:13).

    Hoje em dia também Deus está apenas interessado na adoração genuína e sincera que procede do coração. "Contudo está chegando o tempo e agora já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em verdade, pois eles são o tipo de adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os Seus adoradores precisam adorar em ESPÍRITO e VERDADE" - João 4:23-26.

    1. Em Espírito

    O nosso espírito é chamado de "homem interior" (Efésios 3:16). A verdadeira adoração acontece quando o homem interior, em resposta aos estímulos do Espírito de Deus, expressa amor e adoração a Deus. Isto pode assumir a forma de palavras verbalizadas, um cântico de amor ao Senhor, ou uma adoração silenciosa.

    A verdadeira adoração requer a ação do Espírito Santo em nosso espírito. Assim sendo, somente os que "nasceram novamente do Espírito através da fé em Jesus Cristo, podem de fato adorar a Deus" (João 3:5-8).

    2. Em Verdade

    Adorar a Deus em verdade significa adorá-Lo assim como a Bíblia diz que deveríamos. Nadabe e Abiú (filhos do Sumo Sacerdote) ofereceram fogo estranho diante do Senhor e morreram (Números 3:4; 26:61).

    Esta admoestação solene ilustra a necessidade de estudarmos o plano de Deus (o Tabernáculo de Moisés) para o ministério sacerdotal.

    Havia um sacrificio, purificação, unção e uso de vestimentas adequadas antes da adoração (Êxodo 30:17-38). Observamos em Apocalipse 1:5-6 que somos "...lavados de nossos pecados em Seu Próprio sangue" antes de sermos feitos "... sacerdotes a Deus"

    Um apóstolo/mestre dos Estados Unidos estava treinando vários líderes sobre como curar os enfermos e realizar milagres. Uma profetiza lhe disse: "O Senhor lhe diz: Como você ousa ensinar os que estão impuros a fazerem as Minhas obras! Pare com isto!"

    Havia muita preparação dos sacerdotes antes que pudessem entrar no Lugar Santo para adorarem ao Senhor. A negligência dos passos delineados era perigosa. Precisamos adorar em verdade - da maneira bíblica.

D. EXPRESSÕES DE LOUVOR E ADORAÇÃO NAS ESCRITURAS

    1. Com A Boca:

        • Cantando - Salmos 9:2,11
        • Louvando - Salmos 103:1
        • Bradando - Salmos 47:1

    2. Com As Mãos:

        • Levantando-as - Salmos 63:4
        • Batendo palmas - Salmos 47:1
        • Com instrumentos musicais - Salmos 150

    3. Com O Corpo:

        • Ficando de pé - Salmos 134:1
        • Ajoelhando-se, prostrando-se - Salmos 95:6
        • Dançando e saltando de alegria - Salmos 30:11

    "Quem é como Tu entre os deuses, ó Deus? Quem é semelhante a Ti, majestoso em santidade, terrível em glória, operando maravilhas?... Cantem ao Senhor, pois Ele é muito exaltado..." - Êxodo 15:11,21.

    "Dentre os deuses não há nenhum semelhante a Ti, ó Senhor... Pois Tu és grande e operas maravilhas. Tu somente és Deus... Louvar-Te-ei, ó Senhor meu Deus, com todo o meu coração. Glorificarei o Teu nome para sempre" - Salmos 86:8-12.