Voltar
NOVOS CONVERTIDOS

CHAMADO DE DEUS

    Deus tem um plano para a vida de cada crente, individualmente no Senhor Jesus Cristo. O Seu chamado não somente envolve um maravilhoso propósito para nós por toda a eternidade, mas também temos uma expressão deste chamado sobre a terra agora.

    "O Qual nos salvou, e nos CHAMOU com um santo chamado... de acordo com o Seu Próprio propósito e graça..." - 2Timóteo 1:9

    "Ora, se somos filhos, então somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros... E sabemos que em todas as coisas Deus opera para o bem dos que O amam e que foram CHAMADOS DE ACORDO COM O SEU PROPÓSITO" - Romanos 8:17,28-30

A. DEUS NOS CHAMOU

    1. Desde A Fundação Do Mundo

        "Porque Ele nos escolheu n'Ele antes da criação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis aos Seus olhos. Com amor Ele nos predestinou para que fôssemos adotados como Seus filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplácito e vontade" - Efésios 1:4-5; 2:10; Mateus 25:34

    2. Para Que Fôssemos Separados Para Ele

        "Mas vocês são um povo escolhido, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo que pertence a Deus, para que vocês possam declarar os louvores d'Aquele que lhes chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" - 1Pedro 2:9; Romanos 9:23-26.

    3. Para Cumprirmos O Seu Propósito

        "Assim sendo, não se envergonhe de testificar sobre o nosso Senhor, o Qual nos salvou e nos chamou a uma vida santa - não devido a nada que tivéssemos feito, mas por causa do Seu Próprio propósito e graça" - 2Timóteo 1:8-9; Romanos 8:28; Filipenses 3:14.

B. O NOSSO CHAMADO NA TERRA

    "Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo e separado para o Evangelho de Deus" - Romanos 1:1.

    Ao descrever o seu próprio ministério, o Apóstolo Paulo nos dá o exemplo do chamado que está sobre TODOS os crentes. Ele tem três aspectos:

    1. O Chamado Geral -"Um Escravo De Cristo"

        Jesus pagou um alto preço por nós: a Sua Própria vida. "Pois aquele que era escravo ao ser chamado pelo Senhor é o liberto do Senhor. Semelhantemente, aquele que era um homem livre ao ser chamado é escravo de Cristo. Vocês foram comprados com um preço..." - 1Coríntios 7:22-23; 6:19-20

        Quando Paulo se denomina um escravo de Jesus Cristo, ele está apontando para um significado ainda mais profundo. De acordo com os costumes da sua época, se o escravo estava se aproximando da época em que poderia ser liberto, mas devido a um amor pelo seu mestre escolhesse não aceitar a sua liberdade, ele então recebia uma marca, através de um furo em sua orelha. Este era o sinal de que ele era um "escravo de amor" ao seu mestre durante toda a sua vida - Êxodo 21:5-6; Deuteronômio 15:16-17

        O Apóstolo Paulo, por escolha própria, declarou-se um escravo de amor pelo Senhor Jesus.

    2. O Chamado Especial -"Chamado Para Ser Um Apóstolo"

        Assim como o Apóstolo Paulo tinha um chamado especial sobre a sua vida, assim também todos os crentes têm um chamado especial. Paulo foi chamado para ser um apóstolo, mas há muitos diferentes chamados no Corpo de Cristo. - Romanos 12:3-8; Efésios 4:7-16.

        O papel especial que Deus tem para cumprirmos é revelado à medida em que buscamos fervorosamente a Sua vontade.

    3. O Chamado Específico -"Separado Para O Evangelho"

        Dentro de cada chamado especial há um chamado específico. Por exemplo, tanto Pedro quanto Paulo eram apóstolos, mas um deles foi o apóstolo aos judeus e o outro aos gentios. - Romanos 11:13; 1Timóteo 2:7; 1Coríntios 12:4-11.

        Passamos para o nosso chamado especial e específico somente à medida em que somos aprovados como "escravos de amor", pois precisamos primeiramente aprender a estarmos totalmente sob a autoridade de Cristo antes que possamos ser ENVIADOS por Ele. - Mateus 28:18-19.

C. POR QUE ELE NOS CHAMA?

    1. Porque O Mundo Se Encontra Nas Trevas

        "Sabemos que somos filhos de Deus, e também sabemos que o mundo ao nosso redor está sob o poder do maligno" - 1João 5:19; Efésios 6:12; Colossenses 1:13.

    2. Porque As Pessoas Estão Famintas E Necessitadas

        "Ao ver as multidões, Ele teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem um pastor" - Mateus 9:36.

    3. Para Provar A Sua Sabedoria

        "O Seu propósito era que, através da Igreja, a multiforme sabedoria de Deus pudesse ser conhecida aos principados e autoridades nos lugares celestiais, de acordo com o propósito eterno que Ele cumpriu em Cristo Jesus nosso Senhor" - Efésios 3:10-11.

    4. Porque O Tempo É Curto

        "Porventura vocês não dizem: Ainda há quatro meses antes da colheita? Digo-lhes, no entanto, para vocês abrirem os seus olhos e olharem para os campos! Já estão maduros para a colheita!" - João 4:35; 9:4.

D. O QUE ACONTECE QUANDO SOMOS CHAMADOS?

    1. Somos Preparados Por Ele

        "Venham, sigam-Me, disse Jesus, e FAREI DE VOCÊS pescadores de homens" - Mateus 4:19; Jeremias 18:1-10.

    2. Somos Ensinados Por Ele

        "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes lembrará de tudo o que Eu lhes disse" - João 14:26; 1Coríntios 2:12; 1João 2:27.

    3. Somos Enviados Por Ele

        "Assim como Tu Me enviaste ao mundo, Eu também os envio ao mundo" - João 17:18; Marcos 16:15.

Quando Deus chama, Ele vem e interrompe as nossas vidas. Alguns exemplos bíblicos disto são:

    • Moisés (um pastor no deserto): "Vá - liberte o Meu povo" - Êxodo 3:1-12.
    • Samuel (um menino servindo no templo): "Acorde - fale por Mim" - 1Samuel 3:1-19.
    • Ezequiel (um prisioneiro numa terra estranha): "Levante-se - Eu o estou enviando" - Ezequiel 2:1-7.
    • Os discípulos (negociantes, pescadores): "Venham, sigam-Me" - Lucas 5:27-28; Mateus 4:18-22.
    • Saulo (um inimigo da Igreja): "Vá, Eu lhe direi o que você precisa fazer" - Atos 9:1-9.