Voltar
NOVOS CONVERTIDOS

ESTUDO SOBRE GRAÇA

    "Com grande poder, os apóstolos continuaram a testificar da ressurreição do Senhor Jesus, e MUITA GRAÇA estava com todos eles" - Atos 4:33.

    "De Atália eles navegaram de volta para Antioquia, onde haviam sido ENCOMENDADOS À GRAÇA DE DEUS para a obra que já haviam completado" - Atos 14:26.

    Por que a graça de Deus foi tão importante na experiência dos primeiros cristãos? Por que a Igreja de Antioquia orou para que a GRAÇA de Deus estivesse sobre Paulo e Barnabé, e mais tarde sobre Paulo e Silas, quando partiram em suas viagens missionárias?

A. O SIGNIFICADO DA GRAÇA

    O conceito mais comum da palavra "graça" é "o favor imerecido de Deus" - em outras palavras, muito embora fôssemos pecadores, merecedores do julgamento, Deus olhou para nós com amor e nos perdoou.

    Isto, no entanto, é somente a metade do seu significado. Ela também significa "o poder de capacitação de Deus".

    "Que o nosso Próprio Senhor Jesus e Deus, nosso Pai, o Qual nos amou e pela Sua graça nos deu um eterno encorajamento e uma boa esperança, possa encorajar os seus corações, fortalecê-los em toda boa obra e palavra" - 2Tessalonicenses 2:16-17.

    A Sua graça não somente nos torna aceitos na família de Deus, mas também supre o poder que necessitamos para vivermos a vida cristã. Duas passagens bíblicas indicam os dois aspectos da graça de Deus em todos os crentes:

    1. O Favor Imerecido de Deus

        "Pois foi pela graça [o favor imerecido de Deus] que vocês foram salvos através da fé - isto não vem de vocês próprios; é a dádiva de Deus - não através das obras, a fim de que ninguém se gabe" - Efésios 2:8-9.

    2. O Poder De Capacitação De Deus

        "Com amor Ele nos predestinou para que fôssemos adotados como Seus filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplácito e vontade - para o louvor da Sua gloriosa graça [poder de capacitação], que Ele nos deu gratuitamente no Amado" - Efésios 1:4-6

        Leia também o capítulo inteiro, o qual descreve tudo o que recebemos pela graça (pelo Seu poder de capacitação).

        Na salvação, não somente é expresso o favor imerecido de Deus (no fato de que recebemos o perdão e um relacionamento restaurado com Ele, muito embora não o mereçamos), mas também é expresso o poder de capacitação de Deus - pois é somente pelo SEU poder que podemos ser transformados.

        "Portanto, se uma pessoa está em Cristo, ela é uma nova criação, as coisas velhas já passaram e as coisas novas já chegaram!" - 2Coríntios 5:17.

        Este princípio da graça continua durante todo o nosso caminhar com Deus. Em todas as áreas de nossa vida cristã, é a graça de Deus que faz com que cresçamos e sejamos fortes - o poder de capacitaçào de Deus que nos é dado sem nenhum mérito de nossa parte.

        "...cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..." - 2Pedro 3:18.

B. A GRAÇA DADA AOS HERÓIS DA FÉ

    Esta força operacional da graça é revelada nas vidas de homens e mulheres em toda a Bíblia. Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus cientes das suas próprias fraquezas e incapacidades.

    Era somente quando permitiam que a graça de Deus - o Seu poder de capacitação - operasse em suas vidas que eles conseguiam tornar-se o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha para suas vidas.

C. A GRAÇA NA VIDA DE MOISES

    Êxodo 3:11-13; 4:1-13

    A ordem que o Senhor deu a Moisés não foi nenhuma tarefa medíocre. O Egito era o império dominante da época. Era uma nação maligna, e Faraó, o seu líder satânico, possuía uma autoridade que era divina segundo o que alguns afirmavam. Todas as nações do mundo conhecido viviam com temor de Faraó.

    Quando Deus disse a Moisés para descer ao Egito e dizer a Faraó para libertar da escravidão os Seus três milhões de pessoas, a resposta imediata de Moisés - proveniente das suas próprias fraquezas e incapacidades - foi a seguinte:

    Versículo 3:11: Quem sou eu?
    Versículo 3:13: Quem és Tu?
    Versículo 4:1: Eles não crerão em mim!
    Versículo 4:10: Eu não sou eloquente!
    Versículo 4:13: Senhor, envia uma outra pessoa!

    Mas com a graça de Deus, Moisés desceu de fato ao Egito, e com sinais e maravilhas tirou o povo de Israel, assim como Deus lhe havia dito para fazer.

D. A GRAÇA NA VIDA DE GIDEÁO

    Juizes 6:1-24

    O chamado de Deus veio a Gideão para libertar o Seu povo dos exércitos conquistadores dos midianitas. Israel havia conhecido somente derrotas durante muitos anos. A resposta de Gideão à palavra de Deus no versículo 13 revela a sua incredulidade inicial:

    "Mas senhor, replicou Gideão, se o Senhor está conosco, por que nos sobreveio tudo isto? Onde estão todas as Suas maravilhas que nos contaram os nossos pais dizendo: Porventura o Senhor não nos tirou do Egito? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos dos midianitas"

    Até mesmo quando o Senhor o encorajou e prometeu estar com ele, Gideão respondeu:

    "Como posso salvar a Israel? Sou o menor membro da menor família da nossa tribo!" - Juízes 6:15

    Mas, a despeito dos seus temores e incapacidades e com a graça de Deus (poder de capacitação), Gideão salvou a Israel. E ele o fez com somente um pequeno grupo de homens.

    Foi a GRAÇA que fez a diferença!

E. A GRAÇA NA VIDA DO APÓSTOLO PAULO

    Atos 15:40

    Antes que Paulo e Silas partissem juntos em sua viagem missionária, a Igreja de Antioquia orou por eles e "os encomendou... à graça do Senhor", para a obra que estava diante deles.

    Leia a descrição de Paulo da sua experiência em 2Coríntios 11:22-33. É compreensível que ele tenha sido encomendado primeiramente à graça de Deus! Ele necessitava dela para sobreviver! A resposta do Senhor à confissão de fraqueza de Paulo é a Sua promessa para nós também:

    "A minha graça é suficiente para vocês, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..." - 2Coríntios 12:9.


F. A GRAÇA LIBERADA EM NOSSAS VIDAS

    Em nosso relacionamento com Deus à medida em que caminhamos com Ele a cada dia - constantemente nos deparamos com situações que tentam nos soterrar. A nossa resposta a Deus é a de confiarmos na Sua Palavra. Expressamos a nossa confiança através da obediência.

    Isto prova que cremos no que a Palavra de Deus diz apesar do que as circunstâncias possam indicar. A resposta de Deus à nossa fé é a Sua graça - o Seu poder de capacitação, o qual faz com que triunfemos em todas as situações.

G. DUAS PROMESSAS MUITO IMPORTANTES

    1. Temos Um Acesso Intrépido Ao Trono da Graça

        "Aproximemo-nos do TRONO DA GRAÇA com confiança, a fim de que possamos receber misericórdia e ENCONTRARMOS GRAÇA [capacitação divina] PARA NOS AJUDAR EM NOSSAS OCASIÕES DE NECESSIDADE" - Hebreus 4:16

    2. Deus É Poderoso

        "E Deus é poderoso para fazer com que TODA graça ABUNDE para vocês, afim de que em TODAS as coisas e em TODO o tempo, tendo TUDO o que vocês necessitem, vocês possam ABUNDAR em TODA boa obra" - 2Coríntios 9:8.