Voltar
NOVOS CONVERTIDOS

ORAÇÃO

    "Ele me invocará, e Eu lhe responderei... e mostrar-lhe-ei a Minha salvação" - Salmos 91:15-16

    O tempo que passamos com o Senhor em oração pode liberar um poder capaz de transformar histórias, o poder mais dinâmico que este mundo jamais conheceu.

    A Bíblia descreve muitas e diferentes operações da oração, mas nesta lição examinaremos primeiramente a oração individual. A nossa oração, quando estamos reunidos como um Corpo, pode somente ser tão forte quanto o nosso tempo pessoal com o Senhor.

A. O LUGAR SECRETO

    "Mas quando você orar, entre no seu quarto, e fechando a porta, ore ao seu Pai, que está em oculto. E o seu Pai, o Qual vê secretamente, te recompensará" - Mateus 6:6.

    Fomos convidados para uma oração intima por nenhum outro, senão o próprio Senhor. Este tipo de oração secreta pressupõe e assegura:

    • As Motivações Corretas - Mateus 6:5
    • Um Correto Relacionamento Com Deus Na Qualidade de Pai - Lucas 11:11-13
    • Uma Verdadeira Confiança No Senhor - Salmos 55:16-17
    • Uma Renúncia De Hipocrisias - Marcos 7:6-7

    A medida em que expressamos os nossos sentimentos e preocupações num diálogo com Deus, isto pode ser feito na forma de:

    • Adoração - Salmos 34:1-4
    • Confissão - 1João 1:9
    • Pedidos - Mateus 7:7
    • Ações de graças - Efésios 5:4-20.

B. CINCO MANDAMENTOS RELACIONADOS À ORAÇÃO

    1. Vigiarmos E Orarmos Sempre

        "Estejam sempre vigiando, e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está a ponto de acontecer e para que vocês possam ficar firmes e de pé diante do Filho do Homem" - Lucas 21:36; Marcos 13:35-37.

    2. Orarmos Para Não Cairmos Em Tentação

        "Vigiem e orem para que vocês não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" - Mateus 26:41.

    3. Orarmos Pelos Obreiros

        "Ele lhes disse: A colheita é abundante, mas os obreiros são poucos. Peçam ao Senhor da seara, portanto, que envie obreiros para a Sua seara" - Lucas 10:2.

    4. Orarmos Pelos Que Estão Em Autoridade

        "Admoesto-lhe, portanto, em primeiro lugar, que pedidos, orações, intercessões e ações de graças sejam feitos por todos, pelos reis e por todos os que se encontram em autoridade, para que possamos viver uma vida pacifica e sossegada em toda a piedade e santidade" - 1Timóteo 2:1-2.

    5. Orarmos Pelos Nosso Inimigos

        "Bendigam os que lhes maldizem e orem por aqueles que lhes maltratam" - Lucas 6:28.

C. QUANDO DEVEMOS ORAR

    A Bíblia nos dá muitos exemplos de pessoas que oravam - 1Crônicas 4:10. Podemos observar que muitos heróis da fé tinham tempos regulares durante o dia que eram separados especificamente para a oração - geralmente três períodos determinados durante o dia: de manhã, ao meio-dia e à noite.

    "Quanto a mim, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De noite, de manhã e ao meio-dia orarei e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz" - Salmos 55:16-17; Daniel 6:10

    O melhor exemplo de um padrão diário de oração regular e feita com todo coração pode ser encontrado no próprio Senhor Jesus:

    • Cedo De Manhã - Marcos 1:35
    • Durante Toda A Noite - Lucas 6:12
    • Antes De Cada Refeição - Marcos 6:41

D. PELO QUE DEVEMOS ORAR

    1. Por Nós Mesmos

        "Jabes clamou ao Deus de Israel: Que Tu me abençoes e aumentes o meu território! Que a Tua mão esteja comigo e me proteja do mal afim de que eu seja poupado das aflições. E Deus lhe concedeu o seu pedido" - 1Crônicas 4:10.

    2. Uns Pelos Outros

        "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros..." - Tiago 5:16

    3. Pelos Ministérios Do Corpo de Cristo

        "Finalmente, irmãos, orem por nós para que a mensagem do Senhor possa espalhar-se rapidamente e ser honrada, assim como foi com vocês" - 2Tessalonicenses 3:1

    4. Pelos Enfermos E Atormentados

        "Será que alguém do seu meio está em apuros? Ele deveria orar... está algum de vocês enfermo? Ele deveria chamar os presbíteros da igreja para que orassem sobre ele e o ungissem com óleo em nome do Senhor. E a oração oferecida com fé restabelecerá a pessoa enferma. O Senhor o levantará... orem uns pelos outros para que vocês possam ser curados" - Tiago 5:14-16

    5. Pelos Que Estão Enredados Pelo Pecado

        "Se alguém observar o seu irmão cometendo um pecado que não leva à morte, ele deveria orar e Deus lhe dará a vida" - João 5:16

E. AJUDA NA ORAÇÃO

    "Semelhantemente, o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas. Não sabemos pelo que deveríamos orar, mas o Próprio Espírito intercede por nós com gemidos que as palavras não conseguem expressar" - Romanos 8:26

    Uma parte do propósito do Espírito Santo é:

    • Ensinar-nos (Lucas 12:12)
    • Guiar-nos na oração - Romanos 8:27
    • Ajudar-nos na nossa fé - Efésios 3:16-17.

    Às vezes o Espírito Santo unge uma oração do crente de uma maneira especial. Isto é chamado de "oração no Espírito Santo" - Judas 20; Efésios 6:18.

    Para nos ajudar na oração, o Espírito Santo também forneceu um dom especial ao crente: O dom de línguas - falarmos numa outra língua ao Senhor em oração. - 1Coríntios 12:4-11

    "... a oração dos retos é o seu deleite... Ele ouve a oração dos retos" - Provérbios 15:8,29


F. COMPANHEIRO DE JUGO

    Duas pessoas que se unem em oração fornecem algumas vantagens tremendas:

    "Novamente lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra com relação a qualquer coisa que pedirem, isto lhes será feito pelo Meu Pai que está no Céu" - Mateus 18:19.

G. ORAÇÃO DA IGREJA

    Se há um tremendo poder quando duas pessoas oram, o que dizermos então quando ora toda a assembléia do povo de Deus? - Atos 4:24

    Hoje Deus está chamando o Seu povo à adoração! A missão da Igreja é transformar vidas individuais, famílias, comunidades, cidades e nações através da oração!